Skip to main content

Quem Somos

Juntos pela promoção da investigação clínica de excelência em Portugal!

A AICIB em números

Impulsionamos a otimização do potencial clínico, científico e tecnológico de Portugal.

3

Pilares de ação

5

Ações de capacitação para melhorar a competitividade dos CICs

10

Parcerias europeias da saúde

Missão, Visão e Constituição da AICIB

A Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) foi criada por Resolução do Conselho de Ministros em 2018, com a missão de promover, coordenar e apoiar as atividades nas áreas da investigação clínica e de translação e inovação biomédica, contribuindo para a otimização do potencial clínico, científico e tecnológico de Portugal. Trata-se de uma pessoa coletiva de direito privado de tipo associativo e sem fins lucrativos, tendo como associados fundadores a FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P. (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), o INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P. (Ministério da Saúde), a APIFARMA - Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e o HCP - Health Cluster Portugal.

Missão

Promover, coordenar e apoiar as atividades nas áreas da Investigação Clínica e de Translação (IC&T) e Inovação Biomédica, contribuindo para a otimização do potencial clínico, científico e tecnológico de Portugal. Isto é um exemplo de link

Visão

Pretendemos ser uma referência nacional e europeia enquanto entidade capaz de criar as condições essenciais para estimular a Investigação Clínica e a Inovação Biomédica em Portugal.

Objetivos

Realizar atividades de interesse nacional no financiamento e promoção da IC&T e inovação biomédica através do apoio ao seu desenvolvimento e internacionalização. Agilizar as atividades de I&D e cooperação entre as unidades de cuidados de saúde, outras instituições da saúde (DGS, IPS, ACSS, SPMS, INSA, entre outras), instituições científicas e académicas e os vários stakeholders envolvidos no processo. Pretende-se estimular de forma sinérgica o seu potencial, aumentando o valor para a sociedade, os doentes, o sistema de saúde e a capacitação dos profissionais de saúde em IC&T. - Promover uma cultura científica e a criação de valor económico na área da saúde, garantido a sua sustentabilidade e a adoção das melhores práticas estabelecidas a nível nacional e internacional.

Organograma

A nossa constituição

Resolução do Conselho de Ministros – Autorização para a constituição da AICIB (Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica) e os Estatutos da AICIB estão disponíveis para consulta no Diário da República ou abaixo em "documentação relevante".

Assembleia-geral

Presidente Paula Alves

Vice-presidente Pedro Freitas

Secretário Carlos Lima Alves

Conselho Fiscal

Presidente José Carlos Pereira

Vice-presidente Céu Mateus

Revisor Oficial de Contas Anabela Vaz Borges

Direção

Presidente Nuno Sousa

Vice-presidente Paula Macedo

Vogal Executiva Anabela Isidro

Vogal Heitor Costa

Vogal João Cerqueira

Conselho Consultivo

Presidente Luis Taborda Barata

Vice-presidente Júlio Oliveira

Os nossos destaques

FINANCIAMENTO INICIATIVAS

380 milhões de euros vão financiar a aliança europeia ERDERA

A Aliança Europeia para a Investigação de Doenças Raras (European Rare Diseases Research Alliance, em inglês, com a sigla ERDERA) vai ser financiada para apoiar e potenciar a investigação, o diagnóstico e o tratamento de doenças raras.

13 Outubro 2025

Documentação Relevante

PDF

Resolução de Conselho de Ministros

Diário da República, 1.ª série — N.º 49 — 9 de março de 2018

PDF

Documento de apoio à constituição de PBRNs

Em Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal.

PDF

Despacho n.º 1739/2024

Conjunto de medidas que dotam os CIC do SNS de maior capacidade e autonomia.

PDF

Indicadores de Desempenho

Relativos à Investigação Clínica e Inovação Biomédica (IC&IB)

PNG

Teste de imagem

Uma boa imagem

DOCX

Teste de Word

Um bom word

XLSX

Teste de Excel

Um bom excel

Parceiros envolvidos

Lado a lado, para alcançar a nossa missão de contribuir para a otimização do potencial clínico, científico e tecnológico de Portugal.