Prémios AICIB 2021
Objetivos
Estes prémios visam apoiar projetos de capacitação apresentados e desenvolvidos pelos centros de investigação clínica das unidades de saúde hospitalares do sistema de saúde, com o objetivo de promover a sua organização, profissionalização e melhorar o seu desempenho, aumentando a confiança dos promotores e o reconhecimento internacional dos centros de investigação clínica portugueses.
Vencedores 2021
Conheça os 14 projetos premiados abaixo.
Entidade: CENTRO DE INVESTIGAÇÃO DO CENTRO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO DE LISBOA CENTRAL
Título do projeto: Development of “PLUMA- Platform for sUbMission of clinical triAls”
Resumo do projeto: O Projeto PLUMA – Platform for sUbMission of clinical triAls consiste no desenvolvimento de uma plataforma eletrónica para submissão e aprovação de ensaios clínicos no CHULC.
O fato do CHULC ser composto por seis hospitais com diferentes localizações, permite facilmente uma maior complexidade, incentiva o desperdício de tempo, o aumento da comunicação e a ineficiência. O nosso projeto consiste no desenvolvimento de uma plataforma eletrónica para envio eletrónico dos documentos exigidos pelo Promotor, aprovações digitais por entidades parceiras externas e internas. Este novo processo de submissão totalmente sem papel também permitirá rastreabilidade, reduzir o tempo de inicialização, um arquivo digital e a implementação de medidas técnicas adicionais para cumprir a Proteção de Dados e a Confidencialidade. Como resultado, poderíamos melhorar métricas como o tempo gasto para a aprovação dos ensaios e o tempo para a ativação do site, o que indiretamente deixaria mais tempo para o investigador recrutar pacientes e atingir o objetivo do recrutamento.
Entidade: CIC2F(S) – CENTRO DE INVESTIGAÇÃO CLÍNICA HOSPITAL DISTRITAL FIGUEIRA DA FOZ, EPE
Resumo do Projeto: O CIC2Fs é uma estrutura criada para centralizar, apoiar e gerir as atividades de investigação clínica. Em linha com os atuais requisitos regulamentares, indicadores de desempenho da AICIB e dos principais stakeholders da indústria, o CIC2Fs pretende demonstrar a sua diferenciação com base em três pilares:
- Competência – Recursos humanos qualificados;
- Qualidade – Sistema de gestão da qualidade específico para a investigação clínica, assegurando a segurança dos pacientes, qualidade dos dados e minimizando os atrasos nos ensaios clínicos;
- Eficiência – Processo de aprovação de projetos em 30 dias e garantia de recrutamento de doentes.
A nossa visão é ser um centro de investigação clínica de alta qualidade, orientado para os resultados, fornecendo as ferramentas e as infraestruturas necessárias para desenvolver projetos de investigação clinica e estabelecer parcerias com a indústria farmacêutica, empresas de I&D, academia e investigadores, contribuindo para o desenvolvimento científico e inovação no campo da saúde em benefício da comunidade.
Entidade: LUSÍADAS KNOWLEDGE CENTER DOS HOSPITAIS DO GRUPO LUSÍADAS
Resumo do projeto: O Lusíadas Knowledge Center (LKC) é uma equipa multidisciplinar para apoio à educação, ciência e à investigação nas unidades do Grupo Lusíadas Saúde. Nos próximos doze meses serão realizadas atividades específicas. Um inquérito online será enviado a todos os colaboradores para entender as necessidades formativas relação à investigação clínica. Um evento de uma semana para capacitar os colaboradores sobre a implementação de projetos de investigação clínica. Lançamento anual de bolsas de doutoramento e de apoios a programas de mestrado para colaboradores Lusíadas. Além disso, será desenvolvido um programa de mentoria para apoiar as equipas de investigação juniores. Adicionalmente, prevê-se o estabelecimento de uma rede colaborativa entre os centros de saúde locais da área geográfica do Hospital de Cascais para a implementação de projetos de investigação translacional. Por fim, implementar procedimentos de consentimento informado e gestão de dados para agilizar a aplicação de projetos de investigação. Com esta missão, Lusíadas Saúde e o LKC definem os seguintes objetivos práticos: aumentar o número de projetos de investigação clínica a decorrer no grupo, melhorar os tempos de implementação de projetos após a apresentação e o tempo para o primeiro paciente recrutado e, adicionalmente, a taxa de recrutamento de pacientes.
Entidade: DEPARTAMENTO DE INVESTIGAÇÃO CLÍNICA DO CENTRO HOSPITALAR DE LISBOA OCIDENTAL
Título do projeto: Development of the Clinical Research Department webpage and creation of information about clinical research in the mobile app “myCHLO”
Resumo do projeto: O objetivo de um estudo clínico é responder a uma questão específica envolvendo a participação de indivíduos. Isto só poderá ser feito atrevés do recrutamento eficiente de participantes e da sua retenção no estudo pelo maior tempo possível, de acordo com o protocol do estudo. Estes dois aspetos são cruciais para o sucesso de qualquer estudo clínico. Dois dos maiores desafios encontrados no nosso Centro são o recrutamento eficiente dos participantes e a disponlibilização, aos doentes, de informação clara sobre o que é a Investigação Clínica.
Este projeto permitirá divulgara Investigação Clínica desenvolvida no CHLO através de três estratégias:
- Desenvolver a página da Internet do CHLO Departamento de Investigação Clínica (alvo: participantes, investigadores e promotores)
- Criar no aplicativo mobile “myCHLO”, uma aba com as informações sobre a Investigação Clínica desenvolvida no CHLO (alvo: utentes)
- Desenvolver lembretes pop-up com informações específicas do estudo para estudos clínicos que estão em fase de inscrição (alvo: investigadores)
O nosso projeto será desenvolvido por uma equipa multidisciplinar, contribuirá para uma sociedade mais informada sobre a Investigação Clínica, e fornecerá dados em tempo real sobre estudos clínicos a decorrer e o número de participantes recrutados.
Entidade: UNIDADE DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO CENTRO HOSPITALAR E UNIVERSITÁRIO DE COIMBRA
Resumo do projeto: O projeto submetido pela Unidade de Inovação e Desenvolvimento do CHUC ao Prémio AICIB, visa a criação de um sistema automatizado de submissão de estudos sem intervenção que permita reduzir o tempo de processamento interno, acelerando a submissão, validação e avaliação adequadas. É baseado numa colaboração entre a UID e o Serviço de Tecnologias e Sistemas de Informação (STSI) do CHUC. Na primeira tarefa, será criado um formulário no software Microsoft forms®, mantendo-se submissão para cada documento. De seguida será criado um modelo baseado em credenciais, permitindo o preenchimento parcial de cada documento, automaticamente validado. Na terceira tarefa a validação científica e autorização hierárquica serão integradas no sistema. Finalmente, o modelo de submissão incluirá uma forma tutorial, permitindo a inclusão de ensino e apoio à criação de projetos. O projeto inclui o financiamento para software e aplicações necessários, de acordo com as regras da Administração Central dos Sistemas de Saúde (ACSS) e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), com as licenças e suporte necessários à sua manutenção.
O modelo desenvolvido de submissão permite obter resposta de forma mais rápida, pretendendo-se um incremento do número de estudos submetidos, aumentando o rendimento, visibilidade e impacto do Centro.
Entidade: UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO CLÍNICA DO HOSPITAL PROFESSOR DOUTOR FERNANDO FONSECA
Título do projeto: Development of “CASCIFFO – CApacitacão de Software do Centro de Investigação Fernando Fonseca”
Resumo do projeto: O projeto CApacitacão de Software do Centro de Investigação Fernando FOnseca (CASCIFFO) pretende desenvolver uma solução de software que realize um conjunto de atividades de visualização e monitorização associadas à execução de Projeto da Unidade de Investigação Clínica (UIC) do Hospital Fernando Fonseca (HFF).
A plataforma será desenvolvida em parceria com o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), mais concretamente com docentes e alunos do Departamento de Engenharia de Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores, na sua vertente de Engenharia Informática.
Este projeto será suportado pela unidade curricular de projeto final de licenciatura em engenharia informática. O seu desenvolvimento será realizado por um aluno finalista que será contratado como bolseiro de projeto e por uma equipa de docentes que realizarão a orientação do mesmo. O projeto terá o seu início em Dezembro de 2021 e terá a duração de 12 meses, permitindo criar um protótipo modular e flexível que permitirá gerir todo o processo de estudos de investigação no seio da UIC/HFF na sua dimensão administrativa, clínica e financeira.
Entidade: CENTRO ACADÉMICO E DE FORMAÇÃO DO HOSPITAL DA SENHORA DA OLIVEIRA, GUIMARÃES
Título do projeto: Create a Research Day-Hospital
Resumo do projeto: A Unidade de Investigação Clínica do CAF do HSOG apresenta um crescimento notável no número de estudos da iniciativa do investigador e de ensaios clínicos da iniciativa do promotor, bem como no número de profissionais envolvidos, implicando a necessidade de centralizar todos os processos.
A ideia do projeto é construir um Hospital de Dia para a Investigação Clínica, composto por camas e cadeirões para os pacientes, posto de enfermagem e áreas de apoio (sala de armazenamento, sala de depósito de resíduos clínicos e sala de tratamento de amostras).
A zona dedicada aos pacientes e enfermagem é essencial para garantir o correto acompanhamento dos pacientes e simplificar o processo de administração dos medicamentos. Também é fundamental garantir o cumprimento integral dos protocolos, com os equipamentos e materiais necessários à realização dos procedimentos. Este local permitiria a comunicação visual direta da enfermeira, com os pacientes na cama/cadeirão de tratamento.
As áreas de apoio mantêm o espaço com condições de segurança, limpeza e segurança. O tratamento de amostras seria mais preciso, no momento certo e nas condições corretas. O armazenamento de medicamentos, consumíveis e material clínico, é fundamental para garantir os requisitos da visita.
Entidade: CUF ACADEMIC CENTER DA ACADEMIA CUF
Título do projeto: Create an online platform for clinical trials and studies submission
Resumo do projeto: No âmbito do Prémio AICIB 2021 relativo à Capacitação de Centros de Investigação, a CUF Academic Center concorreu com um Projeto que visa agilizar e automatizar o processo de submissão dos Estudos e Ensaios Clínicos às Entidades Internas do Grupo CUF.
Semelhante ao RNEC – Registo Nacional de Estudos Clínicos, já utilizado a nível nacional para submissão de Estudos Clínicos ao INFARMED e CEIC, este projeto propõe desenvolver um sistema que facilite o processo de submissão local aos Centros de Investigação do Grupo CUF.
Através da aplicação Clipone, utilizada internamente, será possível submeter o estudo e toda a documentação associada, que será posteriormente alocado à respetiva Comissão de Ética Local, DPO (Data Protection Officer) e Direção de Assessoria Jurídica (para revisão de contratos, se aplicável). Este processo tornará a submissão mais ágil e transparente, e permitirá à CUF Academic Center controlar os tempos de aprovação e quais os fatores que possam estar a bloquear o processo, garantindo uma maior rastreabilidade e possível diminuição nos tempos de aprovação.
Entidade: CENTRO DE INVESTIGAÇÃO CLÍNICA DO CENTRO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO COVA DA BEIRA
Título do projeto: Implementation of the “Clinical Trial Visit Office”
Resumo do projeto: No estudo “Ensaios Clínicos em Portugal” (Apifarma, 2013) é identificado que uma das principais barreiras à realização de ensaios clínicos está relacionada com a organização e infraestrutura de centros de ensaios clínicos no nosso país. Este projeto visa colmatar uma lacuna existente no CHUCB com a criação de um “Gabinete de Consulta de Ensaios Clínicos”, fornecido com os equipamentos básicos habitualmente utilizados nas visitas de ensaios clínicos, aumentando assim a capacidade instalada e a disponibilidade para realização de visitas de ensaios clínicos, pois os participantes não interferirão na atividade normal do hospital. Além disso, a criação deste gabinete aumentará a segurança do participante durante o tempo que passam no hospital e reduzirá o tempo de espera das visitas de avaliação e exames.
A confiança dos promotores da indústria farmacêutica tende a aumentar nos Centros que demonstram ter instalações para receber os participantes em ensaios clínicos, uma vez que não precisarão alugar equipamento básico para alocar ao Centro. Isso também aumentará a confiança dos investigadores e atrairá estudos da sua iniciativa, pois terão um espaço com o equipamento médico básico necessário para a condução de estudos clínicos.
Em conclusão, acreditamos que a realização deste projeto aumentará o número de estudos promovidos pela indústria, bem como de estudos de iniciativa do investigador no CHUCB.
Entidade: UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO CLÍNICA DO INSTITUTO PORTUGUÊS DE ONCOLOGIA DO PORTO FRANCISCO GENTIL
Título do projeto: Creation of a multidisciplinary Molecular Tumor Board
Resumo do projeto: O tratamento do cancro baseado na análise genómica emergiu como uma estratégia valiosa e, ao apontar alterações moleculares específicas para impulsionar a alocação do tratamento, aumentou o resultado clínico em oncologia. A determinação de biomarcadores genéticos tornou-se padrão para tipos específicos de cancros e, portanto, é necessário desenvolver estratégias que identifiquem racionalmente os subgrupos de pacientes que mais se beneficiarão com a estratégia de oncologia de precisão.
Para traduzir o perfil molecular em benefício clínico, o estabelecimento de um Molecular Tumor Board (MTB) multidisciplinar é crucial para integrar o perfil molecular do tumor e sua relevância no processo de decisão clínica. O MTB deve ter como objetivo fornecer recomendações clínicas e priorizar para o gerenciamento clínico subsequente. Um dos principais objetivos da implementação do MTB é acelerar a inclusão dos pacientes no ensaio clínico, reduzindo a alocação para tratamentos off-label.
Com a Oncologia de Precisão como um dos pilares, o IPO Porto tem investido um esforço significativo para aumentar a pesquisa clínica e translacional, juntamente com a fase inicial e os ensaios clínicos baseados em biomarcadores. Com a implementação formal do MTB, o objetivo final é expandir o acesso à plataforma multidisciplinar de tomada de decisão a nível local e nacional. Além disso, esta estratégia permitirá aos pacientes o acesso a tecnologias de saúde inovadores e também atrair mais recursos internacionais, contribuindo para o crescimento científico e económico nacional e sustentabilidade do ecossistema de saúde pública.
Entidade: SERVIÇO DE INVESTIGAÇÃO CLÍNICA DO CENTRO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO DO PORTO
Título do projeto: Development of “LEARN – Communicate clinical trials in a pediatric environment”
Entidade: CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E ENSAIOS CLÍNICOS DO CENTRO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO DE SÃO JOÃO
Título do projeto: Development of “INVICTUS: Patient-Centric INitiative for Voluntary Inclusion in Clinical Trials”
Resumo do projeto: Os ensaios clínicos são fundamentais para desenvolver e trazer novas terapêuticas aos pacientes, garantindo a segurança do público. No entanto, os ensaios clínicos são complexos e obscuros para a maioria das pessoas, o que pode gerar desconfiança e mitos infundados, diminuindo a vontade de participação das pessoas. Este projeto tem como objetivo informar o público sobre ensaios clínicos, utilizando uma linguagem clara e compreensível por todos. Explicaremos os procedimentos e os benefícios potenciais para os participantes. Além disso, forneceremos uma lista de ensaios clínicos no CHUSJ. O site do CHUSJ e a app “mySãoJoão” proporcionarão os meios para qualquer pessoa se poder voluntariar, caso considere que os critérios divulgados publicamente estão preenchidos. A nossa equipa entrará em contacto com os candidatos, a fim de esclarecer detalhes e, eventualmente, proceder à inclusão.
Por fim, o nosso site fornecerá informações gerais sobre o nosso Centro de Investigação e Ensaios Clínicos, procedimentos internos oficiais e indicadores-chave de desempenho. Esta informação será especialmente importante para companhias farmacêuticas que ponderem implementar os seus ensaios no nosso Centro. O aumento da transparência e da qualidade dos dados atrairá mais e melhores ensaios clínicos no futuro, beneficiando assim um número cada vez maior de pacientes, que poderão participar de maneira informada e empoderada.
Entidade: GABINETE DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO CENTRO HOSPITALAR DE SETÚBAL, E.P.E.
Título do projeto: Development of “VIA VERDE INVESTIGAÇÃO CHS”
Resumo do projeto: O Gabinete de Investigação e Desenvolvimento (GID) do Centro Hospitalar de Setúbal, EPE foi criado em 2015 com o objetivo de estimular e apoiar a atividade de investigação do Centro Hospitalar. Neste contexto, elaborou o presente projeto, que propõe um conjunto estruturado de ações que possam facilitar e agilizar a implementação e a execução de projetos de investigação:
- Elaboração de guiões sobre tipos e desenhos de estudo, metodologias e processos burocráticos envolvidos;
- Informatização de todo o processo burocrático;
- Contratação de um Study Coordinator, no âmbito da parceria estabelecida com a NOVA Clinical Research Unit (NOVA-CRU), a quem caberá dar o necessário apoio logístico aos projetos, incluindo a colheita, processamento e análise dos dados obtidos.
O prazo previsto para o desenvolvimento da “Via Verde Investigação – CHS será de 12 meses e os resultados esperados da sua implementação serão:
- O aumento de estudos realizados no CHS, a diminuição dos tempos de tramitação interna do processos;
- A minimização da utilização de papel, com consequente diminuição do desperdício; a melhoria da acessibilidade e o aumento da taxa de recrutamento de doentes;
- A superação em 25% dos resultados verificados no ano 2018 (melhor ano); e
- A melhoria do desempenho e a promoção da instituição.
Entidade: CHAMPALIMAUD CENTRE FOR THE UNKNOWN DO CENTRO CLÍNICO CHAMPALIMAUD
Título do projeto: Development of “CF Clinical Studies Platform”
Resumo do projeto: A “CF Clinical Studies Platform” pretende construir uma estrutura que estimule a investigação clínica, integrando unidades de apoio existentes com novas ferramentas digitais. Tem também como objetivo introduzir grupos de trabalho com diferentes atores-chave/partes interessadas como recurso para melhorar a qualidade da investigação, bem como o impacto na sociedade de estudos clínicos iniciados quer por investigadores quer pela indústria. Esta Plataforma, que tomará forma e será acessível digitalmente, irá consolidar pontes entre diferentes pessoas envolvidas nos processos de ideação, preparação e avaliação de estudos clínicos no “Champalimaud Centre for the Unknown” (CCU).
Para alcançar estes objetivos, esta Plataforma irá apoiar o desenho de novos estudos clínicos através da centralização e articulação de recursos como guidelines, templates e informação relativa as diferentes unidades e serviços internos e externos envolvidos nas diferentes fases de estudo clínicos, assim como o acesso a ferramentas e recursos já comprovadamente úteis na criação e implementação de estudos noutros centros de investigação de topo internacionais. A nova plataforma digital será também o canal institucional para submissão de pedidos de avaliação clínica e ética de propostas de investigação.
Por fim, e talvez com ainda maior relevância, esta Plataforma pretende promover mais e melhor envolvimento de doentes e do público em geral, em grupos de trabalho multidisciplinares, onde investigadores poderão trabalhar em colaboração com doentes e seus representantes afetos a áreas de interesse de investigação clínica comuns.
Menções Honrosas
Conheça os 3 projetos com Menção Honrosa abaixo.
Entidade: UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO CLÍNICA DO CENTRO HOSPITALAR BARREIRO MONTIJO
Título do projeto: Implementation of the Clinical Research Unit
Resumo do projeto: O Grupo de Trabalho para a criação da Unidade de Investigação Clínica do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo (UIC-CHBM) foi nomeado em Outubro de 2020, como uma equipa multidisciplinar. As necessidades formativas e de apoio dos profissionais de saúde e serviços do CHBM foram recentemente avaliadas, para a realização deste projecto de capacitação.
A implementação integral da UIC-CHBM irá responder às referidas necessidades e promover formação às Equipas de Investigação, de modo a melhorar o profissionalismo e a análise de desempenho na Investigação Clínica do CHBM. Iremos também desenvolver linhas de investigação entre CHBM e o ACES – Arco Ribeirinho (Saúde Mental, Oncologia, Medicina Física e Reabilitação; Readmissão de Doentes Crónicos a Serviços de Urgência; Saúde Digital) com a colaboração da Universidade Nova de Lisboa e de outros parceiros. As atividades formativas irão contribuir um maior desenvolvimento das capacidades de investigação das Equipas.
Acreditamos que, com este projecto, iremos contribuir para aumentar a confiança dos promotores, nacionais e internacionais. Também acreditamos que com este projecto poderemos melhorar a análise crítica da prática clínica no CHBM, que em última instância irá contribuir para melhorar os cuidados de saúde aos doentes e à comunidade.
Entidade: CENTRO DE INVESTIGAÇÃO CLÍNICA DO CENTRO ACADÉMICO DE MEDICINA DE LISBOA DO CENTRO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO LISBOA NORTE
Título do projeto: Implementation of a new internal regulation for clinical research and key performance indicators
Resumo do projeto: O Centro de Investigação Clínica do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CIC-CAML) localizado no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte é um centro de Investigação cuja missão é promover investigação clínica e translacional de elevada qualidade e impacto internacional.
Planeamos implementar o novo regulamento interno para a Investigação clínica e um projeto de monitorização da atividade de investigação. O regulamento interno visa centralizar o processo de submissão de estudos clínicos no CIC-CAML e facilitar a submissão / aprovação de todos os estudos no nosso centro. Este projeto otimizará o desempenho do CAML em estudos clínicos, com um efeito geral positivo esperado na Investigação clínica no CAML.
Neste projeto, esperamos implementar um programa de indicadores-chave de desempenho (KPIs) para monitorizar e melhorar as múltiplas facetas da investigação clínica, incluindo nas áreas administrativas, financeiras, clínicas em outras áreas do nosso centro.
Com isso reduziremos o tempo de implementação dos estudos no centro, o que atrairá mais estudos e mais alternativas terapêuticas para os nossos doentes.
Entidade: CENTRO DE ESTUDOS CLÍNICOS DO CENTRO HOSPITALAR DE ENTRE O DOURO E VOUGA
Título do projeto: Expand the Clinical Studies Center
Resultados dos Prémios AICIB 2021
No âmbito dos prémios AICIB 2021, o júri analisou 17 candidaturas, premiou 14 e atribuiu 3 menções honrosas. Os vencedores foram anunciados numa cerimónia realizada no dia 9 de novembro de 2021, no auditório do INFARMED.
A Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica recebeu 22 candidaturas, duas das quais foram excluídas por não cumprirem o n.º 5 do artigo 1º do regulamento, onde se prevê que “cada unidade de saúde hospitalar só pode apresentar um projeto a candidatura”.
Das 20 candidaturas analisadas, o júri decidiu ainda não admitir à avaliação três delas por não cumprirem o n.º 4 do artigo 1 do regulamento: “O concurso é destinado aos centros de investigação clínica das unidades de saúde hospitalares do sistema de saúde em Portugal”.
O júri, de acordo com o artigo 7º do regulamento, foi presidido por Catarina Resende de Oliveira, presidente da AICIB, e foi constituído por Helena Canhão, elemento do conselho consultivo da AICIB, Helena Beaumont, da AICIB, e Loreto Carmona, elemento externo à AICIB de reconhecido mérito e experiência na área da investigação clínica.
De acordo com o Regulamento dos Prémios, foram estabelecidos entre novembro e dezembro de 2021 protocolos de colaboração e contratos financeiros entre as unidades de saúde, os centros de investigação premiados e a AICIB.
Acompanhamento da execução dos projetos
Os projetos iniciam-se dia 01/12/2021 e prevê-se que terminem a 30/11/2022. De acordo com o artigo 10º do Regulamento dos Prémios AICIB 2021, a AICIB irá acompanhar a execução dos projetos através da:
- Análise de relatórios trimestrais intercalares
- Análise do cumprimento do plano de trabalhos e calendarização prevista
- Visita aos centros premiados.